segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Consumo Consciente

No último dia quatro de fevereiro a Folha informática publicou um tema que me interessa bastante. O assunto principal é a respeito do que acontece com os eletrônicos usados que as pessoas não querem mais. O famoso lixo eletrônico.
A questão de consumo e tecnologia está intimamente ligada – tanto por uma questão de lógica comercial – vender, vender, vender-, como pela evolução da tecnologia. Seguramente não podemos negar que é muito melhor ter um aparelho celular de hoje nas mãos do que um de 10 anos atrás – que além de extremamente caro, e não acessível as camadas mais populares , era pesado e feio.
Isto nos leva a outro importante ponto, o de acesso à comunicação como um direto universal do homem, mas isto é assunto para outra postagem.
O site http://www.ticethic.com/guide disponibiliza online “O guia do Empreendedor para a Reciclagem de Computadores”  ou, no original “The Entrepreneur's Guide to Computer Recycling”, dos autores Benoit VARIN e Pierre-Etienne ROINAT.
O site e o guia têm importantes parceiros como a UNESCO, The French Environment and Energy Management Agency (ADEME), HP, e outros.
O guia é publicado sobre Creative Commons Attribution-Noncommercial- No Derivative Works 3.0 License. Assim, já faz algum tempo, enviei um email para as pessoas de contato do site, mas INFELIZMENTE, não obtive resposta. Meu objetivo é obter permissão fazer uma tradução para o português do guia e publicar online. Acredito que o tema é importante e merece todo o nosso apoio
Bom, voltando ao artigo da Folha, e ao assunto celulares, a reportagem informa que Claro, TIM e Vivo oferecem pontos de coleta de aparelhos em suas lojas – e não é preciso ser cliente da operadora para depositar o aparelho.
Não joguem aparelhos, pilhas, e baterias no lixo, nem dêem para as crianças brincarem. Os parelhos contêm uma série de produtos tóxicos, devem ser processados e reciclados  por empresas especializadas.

Tic Ethic 2008 Life cycle of a PC (adapted from OECD and King et al., 2004)